Seminário "FOGO OU INCÊNDIO: A FLORESTA SOBREVIVERÁ? O CONHECIMENTO E AS DECISÕES"

A problemática do fogo rural em Portugal e o papel que o conhecimento pode desempenhar como pilar na defesa da floresta vão estar em discussão no próximo dia 10 de março, na Reitoria da Universidade de Lisboa, no seminário “FOGO OU INCÊNDIO: A FLORESTA SOBREVIVERÁ? O CONHECIMENTO E AS DECISÕES” organizado pelo Colégio Food, Farming and Forestry (F3) da Universidade de Lisboa e pela AIFF (entidade gestora do cluster da indústria de base florestal).
 
O fogo no espaço rural é entendido como um desafio social que precisa do conhecimento e da ciência para informar políticas públicas e decisões de setores fundamentais da economia. O Colégio F3 da ULisboa dinamiza, assim, um “Centro de Conhecimento do Fogo Rural”, respondendo a um desafio colocado pela AIFF. Nesta rede alargada, de âmbito nacional, a integração do conhecimento é realizada em parceria com todas as entidades onde sabemos residir conhecimento imprescindível para que a resposta à preocupação social produza as soluções de que o país necessita e espera.
 
Este Seminário conta com o Alto Patrocínio e a presença confirmada de Sua Excelência, o Presidente da República e pretende-se que a Floresta e a Ciência sejam colocadas no patamar mais elevado de reconhecimento do seu papel enriquecedor de Portugal.
 
O coordenador nacional do projeto RECARE, Jan Jacob Keizer é um dos oradores convidados para o Painel III- "Depois do fogo"- Recuperação de áreas ardidas, a ação em falta.